quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Na segunda, você começa?

Escolha muito bem a sua dieta.
Encontre uma forma correta de perder peso e não voltar a ganhá-lo!

O drama das dietas restritivas
Da dieta da lua ou da toranja até a mais atual triste e célebre dieta Atkins, há centenas de maneiras de perder peso. Hoje em dia existe uma Encotre a melhor dieta para vocêvariedade de dietas à nossa escolha no lugar daquelas antigas, em que se contavam calorias. Porém, ao mesmo tempo, o número de pessoas com problemas de obesidade aumenta no mundo todo. Na verdade, estas dietas da moda são somente soluções temporárias, já que é fácil perder peso com dietas restritivas. Por exemplo: na dieta do repolho, as calorias são reduzidas drasticamente e a perda de peso é praticamente imediata. Porém, ao retornar aos velhos hábitos alimentares, os quilos se acumulam novamente. Os nutricionistas também estão preocupados com as novas dietas que suprimem todo um grupo de alimentos, o que não representa uma opção saudável. A dieta Atkins suprime muitas frutas, vegetais e carboidratos que são importantes fontes de vitamina, minerais, antioxidantes e fibras.


Novas teorias sobre as dietas
Nos Estados Unidos, onde cerca de 60% dos adultos são obesos ou estão acima do peso, os nutricionistas estão repensando as dietas restritivas. Suas teorias dizem que se as pessoas passam fome durante a dieta, há uma predisposição a comer mais quando a dieta termina. Durante a Segunda Guerra Mundial, dois pesquisadores realizaram um estudo com 36 jovens reduzindo pela metade sua ingestão de alimentos durante seis meses. Estes homens ficaram obsessivos em relação à comida, sem disposição, e perderam todo o interesse pela vida. Quando o estudo terminou, começaram a comer em demasia. Os efeitos foram sentidos durantes vários anos após o estudo, provocando uma luta contra o excesso de peso por conta daquela pequena restrição, por toda uma vida.

Na segunda, você começa?
A solução a longo prazo
Dentro destas novas perspectivas, observa-se que as pessoas comem por outras razões além da fome. As mulheres, em particular, buscam comer em momentos de estresse ou quando estão entediadas. Por isso, a melhor forma de perder peso e não voltar a ganhá-lo é controlar o tamanho das porções ingeridas e comer alimentos com baixos teores de gordura, e conseqüentemente, com poucas calorias. Existem provas concretas que a atividade física mantém a forma; 30 minutos de exercícios moderados diariamente são suficientes.

Nutricionista LILIA YADYRA CORTÉS
Postado por For Women às 18:27 |  
Marcadores: ,

1 comentários:

Assinar: Postar comentários (Atom)