sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Um cantinho para relaxar


Bem decorada, a varanda se transforma numa área charmosa e confortável
Mônica Vitória

Muito se fala de decoração de interiores, valorizando quartos, salas, banheiros... Mas, como um ambiente que amplia os horizontes da casa, a varanda não poderia ser esquecida. É lá que as pessoas reúnem os amigos nos dias mais quentes para almoçar, jogar ou bater um papo. É lá também que encontramos o espaço mais propício para relaxar, meditar e pensar na vida, ou mesmo namorar. Muitas vezes, porém, a varanda é pouco ou mal utilizada, simplesmente porque a decoração não foi bem planejada - e aí, é menos um cômodo da casa para ser desfrutado.

A decoradora Cláudia Vazquez afirma que, nas varandas, pode-se abusar da criatividade e investir de forma mais livre e original, não precisando necessariamente seguir a decoração de outros espaços da casa. "Pode ser uma extensão da sala, mas com um clima diferente. O interessante é promover um ambiente gostoso para reunir a família e os amigos, mas que pode ser usado também a dois, para namorar, ou mesmo sozinho, para meditar, por exemplo. Quando a pessoa chega em casa cansada, ela quer relaxar, e isso pode e deve ser buscado na varanda. Se não investir neste local, você acaba não usando", observa Cláudia, proprietária da loja Formatto, no Rio de Janeiro. Ela defende a idéia de que a varanda pode ser um espaço totalmente diferente do resto do casa, com seu charme próprio: "Imagine você chegar à parte externa e ver algo surpreendente. Isso é possível em uma varanda", diz.
Márcia Kalil, designer de interiores, reforça a importância de se conservar e realçar o aspecto de lazer e descanso que as varandas proporcionam. "O local tem que passar um ar despojado, e de aconchego e relaxamento. Hoje, elas são a continuidade dos livings, sendo mais um espaço de convívio e de se receber pessoas. Por isso, a tendência é que se tornem um ambiente agradável e bonito, e não mais apenas aquele local prático, "lavável", isolado etc", destaca. A designer também ressalta a atual transformação das varandas em extensões de outras partes da casa. "Os equipamentos invadiram as varandas: TVs, frigobares... Algumas funcionam até como 'cozinha gourmet'", comenta Márcia, membro da Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD). Geralmente, para varandas de apartamentos que ganham novos elementos, como os aparelhos eletrônicos, é aconselhável que o ambiente seja fechado com portas de vidro (os blindex, que viraram mania em muitos prédios residenciais na década passada). Cláudia Vazquez acrescenta que, hoje, há muitas opções para o fechamento dessas áreas.

"O melhor é sempre observar se as estruturas dos móveis são de alumínio, para que não enferrujem e manchem as fibras e tecidos. A parte de estofados pode ser em tecidos de algodão ou impermeáveis "

Mas como decorar?
A decoradora Cláudia Vazquez orienta: "As pessoas buscam na varanda um ambiente fresco, mas que não tenha muita frescura, isto é, seja livre de grandes cuidados. Em outros cômodos, há sempre a preocupação de não sujar o estofado, de deixar tudo bem arrumadinho etc. Mas, nas varandas, a idéia é deixar o pessoal à vontade", reitera. Mas é claro que os móveis a serem colocados no local exigem atenção. A designer Márcia Kalil lembra que, para não se preocupar depois, é preciso tomar alguns cuidados antes da compra, principalmente no que diz respeito aos estragos causados pelo sol, pela chuva e pela maresia. "O melhor é sempre observar se as estruturas dos móveis são de alumínio, para que não enferrujem e manchem as fibras e tecidos. A parte de estofados pode ser em tecidos de algodão ou impermeáveis", alerta ela, que recomenda usar a mobília de fibra ou madeira, considerando materiais que possam pegar umidade e luz solar sem estragar ou mofar. "No caso das fibras, escolha as sintéticas, por serem laváveis. Já para madeiras, opte pela teca ou pela madeira de demolição, que são duráveis e mais resistentes à umidade", aconselha.
Cláudia concorda: "Realmente, esses dois tipos são os melhores para serem expostos ao tempo. A maioria dos materiais e até tecidos desbotam no sol. Mas as fábricas têm desenvolvido materiais acrílicos que também não fazem feio em ambientes abertos e que não mudam de cor quando deixados ao ar livre", completa, sem deixar de falar do conforto, que precisa ser buscado neste ambiente, em poltronas, bancos, pufes e espreguiçadeiras.

As marcas Saccaro e Brasil Post têm novidades em sofás e poltronas para varandas de casas e apartamentos. A Saccaro, com lojas espalhadas pelo Brasil e exterior, aposta no alumínio e na madeira de eucalipto reflorestada para dar resistência aos estilo dos seus móveis. A Brasil Post, de São Paulo, trabalha não só com estruturas de alumínio e fibras sintéticas, mas também com estruturas em apuí - um tipo de cipó da Amazônia, muito forte - e fibras naturais como junco, palha de vime e palha de málaca.
Quanto às cores e ao estilo da varanda, obviamente tudo vai depender do gosto do freguês. Mas tanto Cláudia quanto Márcia recomendam abusar do visual colorido neste espaço, incluindo estampas florais, de frutas e de folhagens. "Uma varanda com cores vibrantes e flores deixa tudo mais alegre. O estilo pode ser este, mais tropical, ou rústico, com elementos étnicos e tons que remetam à terra, como marrom, cor-de-telha e vermelho", diz Cláudia Vazquez. A designer Márcia Kalil também aponta como tendência o estilo mais sóbrio, seguindo as cores do living: "Os desenhos, porém, podem ser graúdos, como listras largas e estampas", indica. E para dar um toque especial e confortável às cadeiras, espreguiçadeiras e sofás, nada como as almofadas, que podem ser renovadas com novas capas. "É um investimento bom e barato. Só de trocar as capas, mudando as cores, o ambiente já fica diferente", recomenda.


"Aproveite as paredes. Inclua espelhinhos, ganchos, enfeites de borboletas. O visual não precisa ficar pesado, e nem deve, mas você pode pincelar essas coisas a seu gosto. Esculturas também são bem-vindas "

Contato com a natureza
A integração com a natureza é também um ponto forte nas varandas. Ela pode estar presente nas estampas, como foi citado, nos elementos artificiais que remetem às flores e aos animais, ou mesmo no cultivo de plantas no local, hábito muito comum e valorizado. "É claro que um projeto de paisagismo não é barato. Além disso, tem gente que viaja muito e, por esse motivo, não investe em plantas. É uma pena, porque as folhagens e flores são um diferencial em qualquer varanda. Mas, hoje, uma solução para essas pessoas são os géis para vasos que preservam as plantas durante um bom tempo, sem precisar pôr água diariamente", afirma Cláudia.
A decoradora frisa outros elementos que podem ser usados em uma varanda: "Aproveite as paredes. Inclua espelhinhos, ganchos, enfeites de borboletas. O visual não precisa ficar pesado, e nem deve, mas você pode pincelar essas coisas a seu gosto. Esculturas também são bem-vindas", menciona Cláudia, que realça, ainda, a beleza da cerâmica, que deveria ser mais utilizada, segundo ela. Se o espaço permitir, ou seja, for amplo, vale a pena incrementar a atmosfera de meditação com uma fonte em pedra-sabão, que é durável e resistente. É preciso apenas tomar cuidado com o peso, se você morar em apartamento.
Sobre a iluminação, aposte em velas e lamparinas, que conferem um clima romântico à noite, para relaxar, reunir os amigos ou namorar. A iluminação indireta, que oferece uma luz suave à varanda, também é uma boa pedida, assim como as luminárias com dispositivo de energia solar: "Elas são bem práticas e ecologicamente corretas, pois não têm fios e vêm com sensor de luz solar, acendendo e apagando automaticamente", explica Cláudia Vazquez.


Serviços:
Formatto: Av. das Américas, 3.555, lj 210. Tel.: (21) 3528 7713
Saccaro:
www.saccaro.com.br
Brasil Post: www.moveisbrasilpost.com.br
Tok&Stok: http://www.tokstok.com.br/
Postado por For Women às 18:23 |  
Marcadores:

0 comentários:

Assinar: Postar comentários (Atom)